quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Flávio de Carvalho desveste a Moda Brasileira da Cabeça aos Pés

MuBe apresenta até o dia 14 de novembro a exposição "Flávio de Carvalho desveste a Moda Brasileira da Cabeça aos Pés"  Flávio de Carvalho  foi um grande artista multidiciplinar brasileiro. Pintor, desenhista e arquiteto que dedicou sua vida a estudar a relação entre a moda e os movimentos artísticos entre os anos 30 e 50.


O resultado desse trabalho foi publicado semanalmente no suplemento feminino do Diário de São Paulo entre março e outubro de 1956. Seus textos são o primeiro estudo sobre moda produzida no Brasil.

As  peças desta mostra foram distribuídas de acordo com temas relacionados às partes do corpo: cabeça, cabelo, pensamento, sonho, visão geográfica, jóias, ombro, cintura, pernas, calça, pontas do corpo, bailado, sapatos e pés. Cada tema é representado por um conjunto de fotografias, que enfatizam aspectos que se repetem nos últimos 30 anos e outros que são de momentos isolados.

Cerca de duzentas imagens são utilizadas no total, extraídas dos acervos de diversos fotógrafos brasileiros. São fotos das décadas de 80, 90 e 2000 que retratam de forma ampla as transformações sociais sofridas na moda com imagens  atemporais  de grandes fotógrafos de moda como Bob Wolfenson, Gui Paganini, Jacques Dequeker, Daniel Klajmic, Klaus Mitteldorf, Thelma Vilas Boas e Vânia Toledo, entre outros.
Imperdível!





“Flávio de Carvalho desveste a Moda Brasileira da Cabeça aos Pés”

de terça a domingo, das 10hrs às 19hrs
Av. Europa, 218 – São Paulo – SP




Vestimo-nos para melhor nos mostrar. Ocultamos mais ou menos nossos corpos para comunicar quem somos, como gostamos de estar no mundo. Revestimos, embalamos, envelopamos nossos corpos para deixar claro que somos agressivos ou delicados, enigmáticos ou diretos, complexos ou simples, diferentes ou padronizados. Valemo-nos de roupas porque queremos chamar a atenção, passar despercebido ou alguma coisa no meio do caminho.. E qualquer caso for o nosso desejo, está claro que não vestimos apenas roupa: vestimos ideias.
Flavio de Carvalho

Nenhum comentário:

Postar um comentário