As empresas precisam ser habilidosas na detecção de novas tendências, inúmeras oportunidades de mercado emergem do macroambiente em constante mudança. Investidores e empresas devem prestar atenção constante ao que ocorre em cada um dos cinco principais componentes do macroambiente (e hoje não se pensa mais em pais, mas na aldeia global):
1. tendências demográficas
2. tendências econômicas
3. estilo de vida
4. tecnologia
5. política/regulamentações
Para mostrar melhor o que vem por aí, a lista do Trendhunter é ótima:
20. Publicidade projetada
As projeções tem baixo custo relativo e são altamente virais.
As projeções tem baixo custo relativo e são altamente virais.
19. Varejo interativo
Sacolas com mensagens interativas, cardápios em iPad e presença proativa nas redes sociais são exemplos de como o varejo tenta se adaptar ao consumidor que interage com a comunicação.
Sacolas com mensagens interativas, cardápios em iPad e presença proativa nas redes sociais são exemplos de como o varejo tenta se adaptar ao consumidor que interage com a comunicação.
18. Caridade transviada
ONGs e instituições envolvidas com ações de caridade estão usando cada vez mais um estilo de “shockvertising” para apelar às almas caridosas. Anúncios sexualizados e mensagens cada vez mais impactantes tendem a ser mais freqüentes no ano que vem.
ONGs e instituições envolvidas com ações de caridade estão usando cada vez mais um estilo de “shockvertising” para apelar às almas caridosas. Anúncios sexualizados e mensagens cada vez mais impactantes tendem a ser mais freqüentes no ano que vem.
17. Moda Tecnológica
Celulares-brincos, celulares-relógios, pulseiras-relógio-holográficas, casacos-players e tudo mais acessório-tecnológico possível.
Celulares-brincos, celulares-relógios, pulseiras-relógio-holográficas, casacos-players e tudo mais acessório-tecnológico possível.
16. Marcas revertidas
A pessoas de hoje, as marcas de hoje, mas como se fossem de antigamente. Como ícones culturais, muitas marcas e até mesmo consumidores estão buscando suas raízes “retrô” para satisfazer aquela criança que existe dentro de cada um.
A pessoas de hoje, as marcas de hoje, mas como se fossem de antigamente. Como ícones culturais, muitas marcas e até mesmo consumidores estão buscando suas raízes “retrô” para satisfazer aquela criança que existe dentro de cada um.
15. Estilo local
Blogs como o The Sartorialist, que prioriza a moda “real” fotografando gente estilosa nas ruas, além de algumas marcas, estão atrás de gente como a gente. Tudo isso, é claro, bombado por fashion bloggers e redes sociais.
Blogs como o The Sartorialist, que prioriza a moda “real” fotografando gente estilosa nas ruas, além de algumas marcas, estão atrás de gente como a gente. Tudo isso, é claro, bombado por fashion bloggers e redes sociais.
14. Tempo real
As redes sociais, com promoções, aplicativos e internet mandando ver e dando a gratificação que você, cliente leal tanto quer, baseado em localização, forma de pagamento etc. Só que você não quer esperar até amanhã para ganhar seu bônus ou desconto.
As redes sociais, com promoções, aplicativos e internet mandando ver e dando a gratificação que você, cliente leal tanto quer, baseado em localização, forma de pagamento etc. Só que você não quer esperar até amanhã para ganhar seu bônus ou desconto.
13. Cubismo moderno
A forma do cubo está cada vez mais presente em aparelhos, casas, decoração e utensílios. Segundo o TrendHunter, a moda vai pegar também em Branding e no varejão.
A forma do cubo está cada vez mais presente em aparelhos, casas, decoração e utensílios. Segundo o TrendHunter, a moda vai pegar também em Branding e no varejão.
12. O melhor possível
Em um período de incertezas ambientais, o consumidor, cada vez mais consciente do que precisa e por que, não quer, necessariamente, o melhor de todos o produtos. Quer o melhor produto para ele.
Em um período de incertezas ambientais, o consumidor, cada vez mais consciente do que precisa e por que, não quer, necessariamente, o melhor de todos o produtos. Quer o melhor produto para ele.
11. Impressão tridimensional
Protótipos e até mesmo produtos finais impressos já estão se tornando realidade através da impressora 3D.
Protótipos e até mesmo produtos finais impressos já estão se tornando realidade através da impressora 3D.
10. Hiperrealismo
E você achando que a tendência é Photoshop? Na realidade é o contrário: artistas rebeldes criam pinturas usando técnicas clássicas para retratar a realidade com precisão.
E você achando que a tendência é Photoshop? Na realidade é o contrário: artistas rebeldes criam pinturas usando técnicas clássicas para retratar a realidade com precisão.
9. Telas para crianças
Alavancados pela revolução touch do iPad, novos aparelhos, aplicativos e conteúdos estão saindo do forno para saciar a nova geração interativa.
Alavancados pela revolução touch do iPad, novos aparelhos, aplicativos e conteúdos estão saindo do forno para saciar a nova geração interativa.
8. Venda democrática
O voto popular não está mais restrito à política. Consumidores votam agora em quais promoções querem ter ou quais produtos devem voltar às prateleiras.
O voto popular não está mais restrito à política. Consumidores votam agora em quais promoções querem ter ou quais produtos devem voltar às prateleiras.
7. Auto-expressão Rock Star
A cultura rock’n'roll ainda tem fôlego. Desde hotéis a moda e produtos rebeldes, vários setores ainda usam o rock para criar identidade.
A cultura rock’n'roll ainda tem fôlego. Desde hotéis a moda e produtos rebeldes, vários setores ainda usam o rock para criar identidade.
6. Kidverting
As empresas vão aonde o dinheiro está: nos pais. Para isso, cada vez mais usam os interesses dos próprios adultos para cativar os cliente babão. Mais anúncios de moda criança parecidos com os de adultos e menos estampas coloridas nas roupas.
As empresas vão aonde o dinheiro está: nos pais. Para isso, cada vez mais usam os interesses dos próprios adultos para cativar os cliente babão. Mais anúncios de moda criança parecidos com os de adultos e menos estampas coloridas nas roupas.
5. O luxo, firme e forte
Aviões com salas privativas, com tudo do bem e do melhor. Na certeza de que os muito ricos sempre existirão, as empresas de alto luxo investem mais.
Aviões com salas privativas, com tudo do bem e do melhor. Na certeza de que os muito ricos sempre existirão, as empresas de alto luxo investem mais.
4. Cultura geriátrica
Bordados, crochês e tecidos vintage estão sendo ressuscitados. A moda da geração dos nossos avós vem remodelada num tom irônico, sem perder a cara de “velho”.
Bordados, crochês e tecidos vintage estão sendo ressuscitados. A moda da geração dos nossos avós vem remodelada num tom irônico, sem perder a cara de “velho”.
3. Adaptação perpétua
Os produtos estão sempre evoluindo esteticamente, muitas vezes chegando a mudar de função. Barbie retrô, aviões de luxo e antigos gadgets de escritório são remodelados ao sabor da mudança cultural.
Os produtos estão sempre evoluindo esteticamente, muitas vezes chegando a mudar de função. Barbie retrô, aviões de luxo e antigos gadgets de escritório são remodelados ao sabor da mudança cultural.
2. Tweetonomics
De hashtags a acessórios de moda, enquanto o Twitter continuar a crescer, tudo que se utiliza de sua rede de oportunidades de negócio também crescerá.
De hashtags a acessórios de moda, enquanto o Twitter continuar a crescer, tudo que se utiliza de sua rede de oportunidades de negócio também crescerá.
1. Consumismo discreto
Seja o Starbucks disfarçando sua identidade visual nas lojas, ou a Absolut fazendo uma garrafa sem rótulo, é evidente que o consumidor está se afastando das grandes marcas. As pequenas e as locais têm uma oportunidade nesse sentimento “anti-corporação”.
Seja o Starbucks disfarçando sua identidade visual nas lojas, ou a Absolut fazendo uma garrafa sem rótulo, é evidente que o consumidor está se afastando das grandes marcas. As pequenas e as locais têm uma oportunidade nesse sentimento “anti-corporação”.
Veja o vídeo abaixo:
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