quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Falando sobre beleza real...

Sobre o assunto beleza "real" que falei dois posts atrás, ainda há muito para falar.

Acho que o grande crescimento de blogs que tratam da moda na rua é um exemplo disso, como o Rioetc e o Sartorialist. A gente não quer mais ver só as modelos lindas e "photoshopadas" nas revistas, queremos ver pessoas normais, cheias de estilo que desfilam pela cidade. A moda da cidade também influencia e muito as passarelas! Como Érika Palomino fala em seu livro "A Moda" (leitura ótima e fundamental, para ler de uma vez só!), há uma subversão na ordem das passarelas, a moda vem da rua e a juventude tem importância enorme nisso.

"O marco zero dessa influência acontece em 1960, quando Yves Saint Laurent faz desfilar, na maison Dior, um casaco de couro de crocodilo com vison preto inspirado no look rebelde de Marlon Brando no filme O Selvagem (1954)." (pg. 45)


- os rapazes podiam não ser Marlon Brando, mas podiam usar o seu look. O cinema constrói ícones de consumo também.

"Depois, o estilista introduziria em suas coleções itens como a calça comprida, refletindo uma imagem que já estava sendo usada pelas jovens mais modernas em Londres e em Paris."

Na atualidade, além dos blogs, há uma enorme difusão de programas que acompanham as pessoas "comuns" no seu cotidiano, fazendo coisas "normais". Um programa que acompanha essas pessoas é o Esquadrão da Moda. Ele tem como pretensão pegar os cafonas e mal-vestidos que andam por aí e consertar seu visual de acordo com a opinião de especialistas em moda.

O programa é divertidíssimo, adoro, mas no fundo no fundo, ele dá um banho de loja na pessoa, mas para mudar totalmente isso já é outra história, é preciso tempo.

Falando nisso, essa semana eles tentaram pegar a Stephany e mudar suas idéias, mas foi um conflito terrível. E convenhamos, o que será da Stephany sem aquela cafonice toda? É o estilo dela! O que seria da Lady Gaga sem seus exageros? É usa imagem, sua marca!

Nenhum comentário:

Postar um comentário