segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Filme Fashion


Essa semana começa o festival Filme Fashion no CCBB-Rio. De 06 a 14 de Outubro, o festival conta com a curadoria da jornalista especializada em moda Alexandra Farah. A seleção bastante atual com quatorze documentários contemporâneos comprova que a realidade do mundo da moda é mais dramática e curiosa que qualquer roteiro ficcional.

Esse ano a mostra traz documentários, que destacam os bastidores da festejada e poderosa indústria da moda internacional. Os filmes acompanham a verdade por trás de desfiles históricos, coleções revolucionárias, estilistas inesquecíveis e modelos deslumbrantes. O dia a dia do jornalismo de moda e da mais importante publicação do setor também não foi esquecido com "September Issue".

O número de documentários que investigam esse tema sofreu um boom. Há exatos vinte anos, quando Wim Wenders realizou “Identidade de Nós Mesmos” (Notebook on Cities and Clothes), sobre o processo de criação do estilista japonês Yohji Yamamoto (e que terá exibição especial no festival), raríssimos documentários fashion eram produzidos. Hoje em dia, o número cresceu tanto que é preciso até um festival para reunir todos eles!

Eu gosto muito dessa proposta do filme fashion e a idéia de fazer uma edição especial com documentários é ótima. No entanto, ainda acho a proposta inicial da mostra mais interessante, que trouxe filmes de ficção importantes com participação de estilistas, a construção de estrelas a partir dos figurinos e mais do que isso, a relação capital e cinema. Essa relação vai além da construção de estrelas para o cinema, está relacionado com a criação de estrelas para o consumo, seja de produtos ou estilos de vida. Quando Givenchy veste Audrey Hepburn em Bonequinha de Luxo, por exemplo, cria-se um mito, as moças da época também querem ser Hepburn, querem consumir sua imagem.

Então, nessa edição do Filme Fashion, o consumo da moda não é gerado pelo filme, mas é através do olhar cinematográfico que acompanhamos os bastidores da indústria da moda.

Para ver a programação completa, entre aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário