quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Especialista em vitrina

Andar pelas ruas olhando vitrines é encantador. As roupas mais lindas estão sempre lá piscando para você, chamando sua atenção e convidando para umas compras! Eu acho incrível o trabalho que algumas lojas fazem nesse setor que é realmente muito importante para a venda. Aliás, todo o ambiente da loja deve ser agradável e favorável à compra.

Sylvia Demetresco, especialista no assunto, ensina que o correto é vitrina, pois vitrine é afrancesado. Bem, de qualquer forma eu acho o assunto fantástico e resolvi deivulgar essa reportagem que saiu no globo, no caderno ella.

Sylvia tem doutorado e pós-doutorado no assunto e dá aula em uma faculdade dedicada exclusivamente ao Visual Merchandising, na Suiça.

Enquanto ainda não tenhos aulas desse nível por aqui, acho que os livros de Sylvia servem de consolo!!

VITRINA: construção de encenações. São Paulo, ed. EDUC/ SENAC/ FAPESP, 2001. A contrução do termo vitrina. A trajetória da história de feiras sobre vitrina. Análise semiótica para construção da imagem da vitrina (como é o processo de fazer vitrina para despertar interesse dos olhares dos consumidores). 264 páginas.

Vitrinas em diálogos urbanos. São Paulo, Ed Anhembi, 2005. Uma viagem nas vitrinas urbanas com análises de construção de vitrinas e exercícios. Uma análise mais profunda do dia-a-dia do vitrinista em suas encenações com exemplos práticos. 150 páginas.

Como fazer montras.
Porto, Edigraf, 2005. Pequeno manual para montagem de vitrinas, idealizado para os alunos das escolas em Portugal. Indica a seqüência da criação e da montagem de vitrinas e vem acompanhado de um cd. 104 páginas.

Vitrinas Entre_Vistas: Merchandising Visual. HUGUETTE MAIER & SYLVIA DEMETRESCO. O consumidor olha a vtrina em média não mais que por dez segundos e mesmo assim ela é responsável por 70% das vendas na loja. Cabe ao vitrinista "dar um papel ao produto, celebrar sua essência, misturar natural e artificial, ziguezaguear do simples e frívolo ao mais complexo e interessante". Porque o produto da vitrina deve catalisar olhares, superando com atração tudo o que o rodeia.

Arte ou Técnica. São Paulo, Endograf, 2000. Contém várias idéias de montagem de vitrinas temáticas, o uso adequado da luz, a seleção das cores e os arranjos possíveis em vários estilos de vitrina. 54 páginas.

Vitrina: teu nome é sedução. São Paulo, ed. Pancrom, 1991. História, planejamento (como compor e montar vitrina a partir de formas, linhas e cores) e forma de apresentação de Vitrina. 64 páginas.

E tem ainda o livro que fala nessa reportagem. Paris confidencial: moda, design e cultura.

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