terça-feira, 22 de dezembro de 2009

Restrospectiva 2009: o ano para Sonia Rykiel


Sonia Rykiel é sinônimo de moda parisiense. É dela um dos importantes elementos da imagem da francesinha charmosa, casualmente vestida com sua malha de tricô que revela o contorno do corpo, com listras clássicas em preto e branco ou simplesmente em preto.

Mas pouca gente se lembra de Rykiel ao usar um tricô, portanto, a estilista merecia e muito uma retrospectiva no Museu de Artes Decorativas do Louvre, em Paris, comemorando seus 40 anos de carreira.


A exposição que ficou até dia 19 de Abril fez um apanhado dos quarenta anos de carreira de Rykiel desde 1968, quando abriu sua primeira loja no bairro de Saint-Germain des Prés. Passou pelos anos 70, época em que criou as primeiras roupas do avesso, com costura aparente, e também quando, a despeito da tendência pós-pop dos anos 60 e da hippie, ambas coloridas, elegeu o preto como a cor principal de suas coleções.


Além da malharia, marca-registrada da criadora, o uso das listras, em diferentes versões, é outro motivo pelo qual a grife ficou conhecida. "A listra é a memória do corpo", afirma Rykiel, numa de suas boas declarações espalhadas pelos textos da exposição. Acho incrível essa frase.


Em 220 modelos que vão da série de pullovers justos e coloridos criados em diferentes coleções ao longo de quatro décadas aos 30 modelos desenhados pelo mesmo número de estilistas famosos para o desfile comemorativo do aniversário de carreira da grife, a exposição mostrou a relevância da estilista francesa que não pretende revolucionar, mas fazer com que a moda evolua. "Acredito que minha moda tenha este poder: fazer notar o rosto, sem se fazer notar", é uma de suas frases que resume seu papel dentro do universo fashion criativo.

A grife de Sonia Rykiel comemora quatro décadas de existência como uma das raras marcas de luxo totalmente independente de grandes grupos de investidores. Conhecida por sua cabeleira cor de fogo, a emblemática criadora continua passeando pelas ruas do bairro de Saint Germain e a sua loja, com livros expostos na vitrine, é um dos símbolos da região.


E para coroar o fim desse ano, no início de Dezembro,
aconteceu em Paris o desfile de lançamento da linha de Sonia Rykiel para a H&M.

Sendo uma parisiense símbolo, ela escolheu o Grand Palais, um dos prédios símbolo da cidade para apresentar sua coleção. O “show” foi uma super homenagem à cidade, com todos os seus símbolos representados por lá.


Foi a primeira coleção colaborativa da H&M que contou com uma linha de lingeries, que é o ponto alto da coleção. Veja um vídeo abaixo sobre a coleção!



E aqui The Fashion Show!

Nenhum comentário:

Postar um comentário