Muito boa a palestra da diretora de arte Lena Pessoa no Minas Trend Preview. Responsável pelo visual das vitrines de marcas como Louis Vuitton, discutiu a moda na identidade do Brasil e da França, cópias e originalidade, entre outros assuntos.
"A moda é fundamental para a construção do mito da França, e todo esse fascínio se deve muito ao preciso trabalho manual dos costureiros."
"A França é o único país onde cópia não vende. Você é punido pela lei. Eles são muito cuidadosos com isso. No Brasil precisamos ter mais cautela a começar pelas marcas terem suas próprias idéias. A gente tem que seguir tendências e não copiar. O mercado internacional quer um produto criativo, que sirva ao público não precisando necessariamente ser extravagante. Só entraremos no mercado se formos genuínos, se nos inspirarmos nas nossas raízes."
"Quando você fala que é brasileiro as pessoas automaticamente sorriem. Aqui é sinônimo de paraíso onde o tempo é maravilhoso, as mulheres são lindas, samba, Carnaval, onde todos são felizes, bem-humorados. Precisamos usar toda essa alegria na moda."
"A mulher francesa é naturalmente elegante. Ela fica pouco tempo cuidando de si, da aparência e mais tempo indo a museus, exposições, programas culturais. Você não vê uma parisiense na manicure ou no cabeleireiro com freqüência. São independentes e não escravas da beleza. É um charme natural que elas têm. O status para elas é cultura, estar bem informada, ter uma boa conversa. E não estar vestida com a marca tal."
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terça-feira, 26 de maio de 2009
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